Como comprar bem no Black Friday

Com certeza essa semana o seu e-mail está lotado de promoções imperdíveis da Black Friday e a pergunta que não quer calar é: Será que vale mesmo a pena? Como faz para comprar o que realmente vale a pena?

O que é o Black Friday

Todos nós sabemos que a Black Friday é uma data americana, uma dia após o feriado de Thanksgiving onde lá rolam promoções que realmente baixam drasticamente os preços para liquidar o estoque antes do natal.

Aqui no Brasil já é um pouco diferente.. é muito mais uma ação de marketing para gerar vendas num período morno de consumo. E aí, que mora perigo… você não tá pensando em comprar nada, mas começa a ver em todos os lugares: liquidação, desconto, oportunidade… que daqui a pouco tá convencida que “precisa” comprar!

Como comprar bem

Não estou dizendo que comprar é crime, que você não deve comprar, muito pelo contrário. O que estou dizendo que comprar só é bom quando ele não vem com gosto amargo e arrependimento quando chega a fatura do cartão! E isso só é possível quando o comprar é fruto de consumo consciente. Tenho certeza também que você já ouviu falar em Consumo consciente, mas calma aí, não desiste do texto aqui não, eu juro que não é aquele papo de “eco-chato“.

O Consumo consciente não é parar de consumir é comprar o que realmente você precisa e faz sentido para você e para sua vida. Não é comprar aquilo que está barato e pensar “um dia eu posso precisar” e sim comprar se tiver a necessidade. Não faz sentido antecipar consumo pois quando você vê nem tem mais aquela necessidade.

Quando você começa a pensar em consumo consciente consegue ter mais qualidade e menos quantidade, isso simplifica a vida, faz com que você consiga economizar mais dinheiro conseguir investir em coisas que realmente são bacanas, experiências, viagens, cursos…

Na prática

A primeira coisa que você precisa saber, é que o comprar é topo da pirâmide de consumo. Esgote todas as outras possibilidade primeiro! Seu tempo e seu Din din $ agradecem!

Monte uma wish list

Feito isso, faça uma Lista de coisas, peças, artigos que você já compraria com preço cheio e que seria ótimo poder comprar por uma valor menor e de fato economizar. Nesse caso, você provavelmente já sabe o preço deste artigo e portanto vai saber avaliar se o desconto é bom ou se ele está por metade do dobro…

Avaliação

Avalie com atenção, não é porque está com desconto que peça não precisa ser perfeita para você! Não tenha pressa no provador, vista, ande, procure olhar em mais de um espelho. E lembre-se compras on line tem 7 dias do dia do recebimento para serem devolvidas.

Atente à modelagem, nunca compre num tamanho que não é seu, veja se o tecido tem qualidade, e por aí vai.

Não compre múltiplos, peças iguais com cores diferentes. Não vale a pena, o efeito visual é o mesmo. Com valor dos múltiplos, compre uma de qualidade melhor.

Aproveite para substituir peças que usa muito e estão velhinhas, gastas, poidas.

Se precisar de ajuda nessas questões, dá uma olhada no nosso curso Guia de Compras. Nele você assiste uma aula sobre o assunto, e pode baixar um guia que te ajuda! 

 

Ah, e se tem alguma que tá pronta para fazer a louca do Black Friday… compartilha com ela esse post! Ela vai te agradecer depois 🙂

Se você se percebeu num ciclo ‘compra, Compra, e nunca tem roupa’, eu posso te ajudar!

No Portal Mulheres Bem Vestidas, temos o Guia de Compras, uma aula on line + PDF com os 3 passos para comprar Bem e parar de jogar seu $$ fora.

 Clique aqui e comece já a ser mulher segura de si, que domina sua vontades e sabe o que quer.

compras

Comentários no Facebook