Como se Vestir Para Uma Entrevista de Emprego?

entrevista de emprego

Para saber o que vestir numa Entrevista de Emprego, é preciso saber que A primeira impressão é formada nos primeiros 15 segundos. O ser humano é visual, a imagem chega primeiro ao cérebro do que as palavras.

O pesquisador Albert Mehrabian, pioneiro da pesquisa da linguagem corporal na década de 1950 e autor de vários livros apurou que, em toda comunicação interpessoal, cerca de 7% da mensagem é verbal (somente palavras), 38% é vocal (incluindo tom de voz, inflexão e outros sons) e 55% é não verbal.

Então, para ajudar na missão de estar bem vestida e adequada para uma entrevista, vou traduzir alguns códigos do vestir, o que sua aparência pode falar sobre você em uma entrevista de emprego.

Se você não conhece o ambiente, uma aparência discreta é sempre mais adequada e te deixará mais confiante. O objetivo é chamar atenção ao seu conteúdo, sua personalidade, seu potencial, não ao que está vestindo, mesmo em ambientes criativos como na área de comunicação ou moda.  A aparência adequada é uma ferramenta que abre portas, mas ela não é o fim. Você deve ser visto primeiro, não sua roupa.  E isso vale para qualquer cargo, do técnico, analista ou gerente.

Sapatos

Evite saltos muito altos, prefira os médios, é mais comedido e elegante. Saltos muito finos e sapatos muito abertos são muito sexy para qualquer ambiente de trabalho, portanto opte por saltos um pouco mais grossos e sapatos mais fechados.

Para os homens, sapatos sociais com cadarços são mais formais que sem. O sapato escolhido deve estar limpo e bem cuidado, assim como os pés.

Roupas

Não gosto de falar em regras sobre o que vestir, mas quando se trata de ambiente de trabalho, existem algumas máximas referentes à adequação:

  • Decotes ou transparências não são permitidos. Mesmo camisas de botão mais fechadas, se forem transparentes, precisam de uma camiseta embaixo.
  • As saias devem ter comprimento mínimo de dois dedos acima do joelho.
  • As roupas devem ser ajustadas ao corpo, no tamanho correto, mas não coladas, justas, apertadas.
  • Blazer e calça sem ser conjunto é mais moderno e atual, sem deixar de estar adequado.

Todas as peças devem estar em bom estado, sem costuras desfeitas, botões faltando ou bolinhas no tecido. Esse cuidado demonstra que você tem atenção aos detalhes.

  • Só use jeans, se tiver certeza que o dress code da empresa permite. Na dúvida, vá de calça social, mais formalidade é sempre melhor saída neste primeiro contato.

Cores

Prefira peças lisas ou com estampas mais clássicas, como listras e poás. Estampas muito chamativas podem atrapalhar a atenção do entrevistador.

Cuidado na escolha das cores. Cada cor passa uma mensagem e uma sensação a quem vê. Para uma entrevista, onde se quer passar credibilidade, azul é uma ótima escolha. Para áreas onde a criatividade é importante, amarelo é bem-vindo.

Cores neutras são sempre adequadas e elegantes, mas para não ficar sem graça, misture neutros como vinho, marinho, musgo, cinza, marrom ou adote o visual monocromático, uma única cor ou tom sobre tom.

Quanto mais informal o ambiente, mais cores o look pode ter.

Cuidados Pessoal

Cabelos bem arrumados, demonstrando que foram cuidados. Cabelo molhado passa a imagem que você é desorganizada, saiu atrasada. Na dúvida, um rabo de cavalo ou um coque. Nada de “piranhas” ou elásticos aparentes, acabamento é importante, demonstra atenção aos detalhes. Maquiagem leve e discreta, apenas corretiva. Nada de lápis preto, olhos esfumados ou batom forte. O objetivo é ter boa aparência, mas não chamar toda a atenção para si.

Unhas de preferência feitas e com esmaltes discretos. Não deu tempo, deixa-as bem cortadas e limpas. Esmaltes descascando passam a mensagem de desleixo.

Acessórios

Devem ser discretos e não fazerem barulhos ao se mexer, escrever, mexer no computador, pois distraem e incomodam os colegas.

Etiqueta

Procure chegar de 5 a 10 minutos antes do horário marcado. Você nunca sabe se tem que se cadastrar para entrar no prédio, se o elevador demora, se algum imprevisto vai acontecer. Mais do que isso, demonstra ansiedade e chegar atrasado demonstra falta de interesse. Atrasos aceitáveis são de 15 minutos, mas já causarão uma impressão de desorganização.

Se tiver algum problema e não puder comparecer, ligue e desculpe-se! É o mínimo que se pode fazer, demonstrando respeito ao tempo do outro.

Cuidar da aparência e ter atenção às regras de etiqueta não é futilidade. São pequenos detalhes que fazem sua carreira decolar.

Comentários no Facebook