Como se Vestir para Uma Reunião de Negócios

empoderamento feminino

Cuidar da aparência no trabalho demonstra competência, que você se preocupa e se importa com seu trabalho e principalmente seu nível de organização, domínio do trabalho, auto segurança e até sucesso. Por isso, vestir qualquer coisa para ir trabalhar é perder a chance de usar uma poderosa ferramenta de comunicação – sua imagem – a seu favor.

Você quer realmente abrir mão disso? Se não quer, vem comigo ver na prática como se vestir bem em reuniões de negócio!

Reuniões na Empresa

Reuniões internas geralmente acontecem para tomadas de decisão. Algum assunto que já foi discutido por e-mail e precisa de uma definição para seguir. Nesse caso, você precisa saber expor seu ponto de vista e demonstrar auto segurança é fundamental. Use um toque de cor vibrante como vermelho, amarelo, laranja que remetem a vitalidade, alguém que tem opinião.

look para trabalhar

Já reuniões com os dirigentes da companhia, o traje exige um pouco mais de formalidade. Para passar formalidade, sem necessariamente ter que vestir um terno, opte por um visual com menos cores e peças com estrutura.

Reunião com Clientes

Quanto mais colorida, mais informal é a roupa. Se a reunião é de venda, uma apresentação para clientes, é a hora de provar que você e seu produto têm conteúdo. Você precisa convencer seu cliente que está ali para resolver o problema dele e isso vale para todas as áreas. Neste caso, passar credibilidade é fundamental para que o cliente confie em suas perspectivas.

E lembre-se que você estará em evidência, portanto conforto também é fundamental. As cores azul, que passa credibilidade, e verde, que passa estabilidade, são ótimas opções para ocasião. Para adicionar personalidade, misture verde com azul, cores análogas que juntas demonstram elegância.

Uma outra ótima opção é o visual monocromático, que transmite elegância, ou a mistura de neutros (marrom com preto, nude com marrom, vinho com musgo, por exemplo).

Se a reunião for um almoço ou um jantar, atenção à etiqueta à mesa. Reuniões à mesa geralmente acontecem para estreitar o relacionamento com um cliente ou um “importante” cliente em potencial para a companhia. Neste caso, é possível colocar um pouco mais de informalidade na roupa, para facilitar a aproximação.

Escolha cores complementares (opostas no círculo cromático) que demonstram criatividade e informalidade. Para ficar discreto, como pede o dress code de trabalho, opte por intensidades mais fortes, mais escuras e com menos brilho.

Alguns exemplos: marinho com amarelo, verde com laranja, onde as cores quentes como laranja, vermelho ou amarelo são mais amigáveis e acessíveis.

Lembre-se que a imagem é formada não só pela aparência, mas também pela consistência de comportamentos e atitudes. Por isso, pontualidade, saber como se comportar, se apresentar e cumprimentar os demais, é parte importante da imagem!

É preciso não só ser competente, como também parecer competente!

Para aprimorar sua Imagem Profissional

Se você quer aprimorar sua imagem profissional, sugiro que conheça o Curso on Line – Mulheres Bem Sucedidas. Nele você aprende a fazer seu vestir diário parte de seu cartão de visitas!

Clique aqui para saber mais!

Comentários no Facebook