Dress Code – Trabalho Informal

Quando se trata de trabalho, é preciso ter atenção ao código de vestir, ele diz muito sobre como você lida com seu trabalho, se gosta, e até se é bem sucedida. Por isso, nessa nova tag “Dress Code”, nós vamos falar de algumas profissões e explicar o que cada cliente seu espera ver assim que olha para você.

Comente para gente qual é a sua profissão, que ela pode virar o nosso próximo post. Esse é o terceiro post dessa tag, se você não viu o de arquiteta e o de médica, corre lá =) Ah, e compartilha com as amigas!

Casual não é desleixado

No post de hoje, falaremos sobre ambientes de trabalho casual, aqueles em que não existe formalidade, tais como, área de comunicação, empreendedorismo, funcionalismo público (se não for jurídico), comércio e por aí vai.

A primeira coisa a ter em mente é que casualidade não é sinônimo de falta de seriedade. É preciso lembrar que mesmo que o ambiente seja casual, informal, você não pode ir trabalhar da mesma forma que você sai no seu final de semana. Você precisa comunicar seriedade, mesmo que sem formalidade. Parece complicado mas não é.

Seriedade não é caretisse

Não importa se você é um artista, um fotógrafo, profissões criativas, quem te contratar vai esperar que siga o prazo, e que acima de tudo seja uma pessoa de palavra, uma pessoa confiável. Seja você funcionário, chefe, dono do seu próprio negócio, quando o assunto é trabalho tem que ser levado a sério. Então tenha em mente que seriedade é primeiro atributo, mas ela não precisa ser careta.

O que não é bacana…

Tome cuidado com comprimentos curtos, shorts, decotes, sandálias de dedo. Por mais que as sandálias soem bem confortáveis o nosso andar fica mais despojado ao usar elas, podendo comunicar aí uma falta de seriedade. Qualquer coisa que tire a atenção do foco principal, que é o trabalho, deve ser evitado.

Brinque com styling

Ambientes mais informais tornam muito mais possível brincar com os looks, seja brincar com cores, jeans, malha. E por fim você tem que conseguir comunicar a sua seriedade com personalidade e criatividade!

Uma bela maneira de fazer isso é o que chamamos de high low. Primeiro de tudo, o que é high low, ou hi-lo como alguns chamam não é só a mistura de peças caras com peças baratas, quando na verdade não é só isso. O High Low é a mistura de peças de universos opostos, sejam essas peças caras e baratas, festiva com casual, brilho com malha, uma peça feminina com uma peça masculina. Enfim, tudo o que mistura universos opostos.

Na prática

Como podemos usar o High Low nessa situação?

 

 

Simples, é só você ter pelo menos uma peça do seu look que remeta algo mais sério. Um sapato mais fechado com um look mais casual, ou uma blusa de tecido mais plano como um jeans, ou uma calça de alfaiataria com uma malha. Essa mistura te dá um look bem sério mas com a sua informalidade bem característica. Você tem sempre que lembrar que, se você estiver em um ambiente informal, de terno e gravata também não estará comunicando a coisa certa.

Adequação é a chave.

 

Ambientes informais cabem muito bem o uso de várias cores, quanto maior o número e mais vibrantes forem as cores, mais informal o look.

 

 

E para ajudar nessa combinação de cores, nós temos um curso inteirinho falando só disso, clica aqui e que você pode começar já. 

Veja por exemplo como faz a Milla Padua, nossa aluna do Clube das Mulheres Bem Vestidas, que trabalha num ambiente casual:

Ter estilo é ser você!

Não perca tempo em frente ao armário sem saber o que vestir.

Clique aqui para saber mais!

mulheres Bem vestidas

Comentários no Facebook