Polêmica: Prótese de Silicone dá câncer?

silicone

Você viu  reportagem da revista veja de 22/03/2017 que diz Prótese nos seios pode causar tipo raro de linfoma?

silicone

Gostaria de comentar a polêmica sobre a incidência de Linfoma Anaplásico de Células Grandes em pacientes portadoras de próteses de silicone. E essa opinião é baseada na manifestação oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), juntamente com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Estética (ASAPS) e o Instituto Brasileiro de Controle de Câncer (IBCC).

A primeira vez que essa associação foi citada foi em 2011, desde então, os casos e relações estão sendo avaliados. Segundo a FDA , foram encontrados 359 casos, no mundo, desse tumor raro, desenvolvido a partir da cápsula “criada” pela presença da prótese e 9 mortes por causa dele. O IBCC, considera essa associação , baseada pelas evidências científicas da literatura mundial , muito pouco significativa em se tratando do número de mulheres com prótese de silicone em todo o mundo, ela representa 0,0003% de associação em mulheres com implantes.

No entanto, o cuidado, segundo o próprio FDA, deve ser o mesmo, mantendo os exames de rotina de mamas para todas as mulheres, lembrando que o padrão ouro para pacientes com implantes é a Ressonância Nuclear Magnética.

Você tem alguma dúvida? Comenta abaixo que será um prazer responder!

Comentários no Facebook