Quando o coletivo trabalha para você

Quantas vezes nos incomodamos com um problema que parece tão grande que simplesmente deixamos para que outros solucionem para nós? Tenho certeza que isso ainda acontece com você inúmeras vezes, assim como acontece comigo…

Porém já sabemos, mesmo lá no fundinho, que não pode ser dessa maneira. A tecnologia, entre outras tantas coisas, provou que estamos conectados uns aos outros em rede. Somos parte de um todo poderoso.

Ter essa consciência nos impulsiona a agir. Cada parte fazendo a SUA parte produz o movimento. Pensar no grupo e buscar soluções coletivamente é a ordem do dia.

Na sua marca, no seu negócio

Assim, percebemos diversas marcas se juntando para otimizar seus negócios (já até mostramos um case aqui) sem deixar de lado sua essência individual. Criar espaços de colaboração e reflexão já não é mais novidade pelo mundo. Esse caminho não tem volta e embora o mundo pareça enorme, de fato é muito pequeno para a voracidade de nossos atos.

Colaborar e compartilhar já faz parte do “chip”que as novas gerações carregam. Exemplos não faltam como tantos hostels, airbnbs, sites de trocas e compras coletivas…

Na prática

Se queremos existir como marca no futuro, entender realmente como acontece essa nova relação é tão importante quanto pensar uma nova coleção. Desde já podemos incentivar nossos funcionários a pensarem como coletivo e devemos provocar os questionamentos.

Pensar diferente é achar soluções inesperadas e talvez geniais.

Chris CarvalhoChris Carvalho é Especialista em gestão de varejo, consultora de Imagem e parceira do Instituto IAJ. Ajuda marcas a crescerem com planejamento de compras, criação de coleções e produções.
Fale com ela: chrissqua@globo.com

Comentários no Facebook